segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Início. Dia 3.

E lá se passou um fim-de-semana. Mas este é o fim-de-semana. O primeiro com o estatuto de estagiário. Bem, posso dizer-vos que passei um dia de Sábado deveras animado. E querem saber qual o motivo? Ahaha vá, eu partilho. Fui convidado para uma festa de aniversário dos 12 anos e como podem imaginar, aquilo foi um autêntico campo de batalha. Mas a casa ainda ficou de pé! Além de estagiário, também sirvo para educador. Risos.
Segunda-Feira, ahhhh já é Segunda-Feira pessoal. E noto que a manhã de hoje está ligeiramente mais quentinha que as anteriores, também não seria de esperar outra coisa. Estamos em Julho. É lógico que deve fazer calor, os dias serem ensolarados e radiosos. E eu dentro do meu gabinete. De luz artificial, um mobiliário de tons cinzentos a contrastar com as quatro paredes brancas rugosas.
Bem, quando ainda faltava um quarto de hora para entrar, já lá estava eu como habitual, à porta da empresa. Por sorte, existe um pequeno espaço de lazer mesmo à frente do meu local de trabalho. Aproveitei logo para dar uso aquilo. É composto por alguns bancos de madeira comidos pelo Sol e pela chuva, tem umas pequenas árvores que nesta altura brotam um certo tipo de flor, e que durante o dia fazem de sombra aos convidados que dela se aproveitam para se sentar e repousar as perninhas. Ahhh e tem um chafariz, que antes tinha peixinhos coloridos e agora não. Emigraram, talvez. Não seriam os primeiros a fazerem as malas. Se até aquele polvo vidente famosíssimo foi dispensado...
A manhã está tímida. Retomei a sessão no Outlook, versão 2010, e procurei por novas tarefas. Nada por enquanto. Voltei a debruçar-me pelo projecto que vos falei no outro dia, o panfleto e o seu regulamento. No último dia, já tinha feito a impressão dele, mas teve umas falhas. As margens não estavam centradas. Depois ainda dizem que a impressora é xpto. Esperem, quem disso isso dela? Ahh fui eu. Sabem como é, primeiras impressões enganam por vezes.
Agora está tudo no seu devido lugar, o panfleto está óptimo e o seu regulamento está em fase de análise e debate. Enquanto aguardo o momento de discussão, dou um saltinho ao Dossier de imagem que estou a montar sobre a empresa. Desde que pedi no gabinete de informática para me concederem um livre acesso aos conteúdos da internet, claro que a boss tem conhecimento, isto agora é sempre a abrir.
Só vos digo, está a ser a manhã mais monótona de todas. E são só, ainda, 11.47h. Desejem-me alguma acção para as horas seguintes. Façam aí alguma concentração de energia desse lado, vá.
O tempo lá foi gatinhado e por fim, chegou a hora de almoço. 12.35h marca o relógio daquela maquineta onde todos marcam o ponto. Menos eu. Que tenho isenção de horário mesmo à patrão.
Antes de escorregar pela escadaria habitual no meu percurso, passo pelo wc e pumba. Estou aliviado e todo pipi. Risos.
Hoje, fui almoçar ao ex-bar da empresa. Sim, ex-bar. Já não funcemina não, ao tempo. Mas tem as cadeiras e as mesas e uma vista um tanto simpática para o pátio traseiro. Sossegado e tal. Lá fui devorando o que levei de casa, assim uma comidinha fresquinha e um sumo marca continente. Com este calor, nada melhor.
Passo pela cozinha, lavo as minhas coisas e faço todo o caminho inverso para o meu gabinete. A sério, tenho mesmo um gabinete só para mim. Piadão.
Tive ainda tempo de assar um pouco pelas ruas da cidade, bem, está um calor que nem imaginam. Ou talvez até imaginem. Vi umas lojas, nada interessantes, uns camelos, catos e… Ah espera, estou a falar de uma cidade! A ser sincero, era mesmo um deserto.
Lá estacionei as minhas “All Star” pretas num café na rua principal da cidade. Estava praticamente vazio, 3 pessoas de meia-idade, na galhofa, 2 funcionárias e nada mais. Peço um café, uma pastilha e quando vou a pagar, já são horas de zarpar para a “pokebola”. Ahaha.
Então essa corrente de energia para a parte da tarde? Sempre a recebo ou desistiram porque agora também se paga portagem? Credo, já não existe SCUT’S em lado nenhum. Mas vá, eu pago os portes de envio. (Pisco o olho).
O calor instalou-se aqui. Estagiário sofre. Voltando a assuntos mais concretos, inicio a sessão e como podem calcular, Outlook tens novidades para mim? Ele disse que não. Lá continuei a tentar melhorar os meus projectos entre mãos.
Notei que a boss andava especialmente em ligações hoje, como vos tinha dito, aproximam-se grandes projectos. E não é que tinha razão?! Passado uns momentos recebo e-mails com informações detalhadas do que se passa. Finalmente, acção. O que eu quero é acção.
Bem, chegaram-me dois projectos às mãos com amplas projecções futuras. Sei que vão dar trabalho, mas também será gratificante fazer parte dele. Cheira-me a suor, muito. Não por estar calor, devem pensar. Lá li aquele emaranhado de letras e e-mails importantes e do nada surgiu-me uma ideia para complementar a ideia original proveniente das partes envolvidas. Rapidamente reenviei a minha proposta, claro que necessita de uns ajustes né? Uma vez que estamos a tocar em assuntos do forro financeiro. Chamem lá o contabilista pá.
Se tudo correr bem, brevemente poderão vislumbrar onde andei metido durante 3 meses. E a fazer o quê. Segredo!
O tempo foi escorrendo a conta gotas, como o suor pela testa, fiz uma breve pausa para ir lanchar e tal. Nada como trazer uma caixinha com uma maça toda cortadinha para me alimentar. Quer dizer, para enganar o estômago. Nem 5 minutos demorei. Mal cheguei de novo ao gabinete, sentei-me à chinês e comecei a magicar coisas para o segundo projecto. Olhem que é verdade, que quando fazes algo que te dá prazer, o tempo passa mais depressa e as coisas correm melhor. Assino por baixo. Grande verdade.
Só para terem noção do quanto queimei hoje alcatrão no computador, ele até bufava e estava lento. Coitado, nunca se viu nas mãos de um estagiário como eu.
Tenho imenso prazer naquilo que faço. As pessoas são amáveis e todas estão dispostas a ajudar. Trabalhar em equipa é outra coisa. Sabem que hoje ao sair da empresa, avistei uma esplanada tão agradável mesmo ali diante de mim que, pensei cá para mim, amanhã vou trabalhar ali. Eles que me forneçam internet portátil que ali exerço melhor as funções. Estou a brincar.
Deviam passar por aqui qualquer dia, toda a fachada da empresa vista da esplanada é apaparicada por uma arte manuelina. Um espectáculo para qualquer olho observador. Mas com tanto calor, não sou eu que irei ficar aqui a contar-vos os pormenores. Visitem-me.

Bom final de tarde,
André Marquês.


Sem comentários:

Enviar um comentário