segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Início. Dia 2.

Adoro a minha semana de trabalho. Deviam ser todas assim. Começo à Segunda-Feira logo às 9h (que para mim foi à Quinta) e termino à Sexta-Feira mesmo à boss. É brutal!!  Antes de entrar, tenho ainda tempo de me sentar num banco de jardim que fica mesmo de frente para a porta principal, convém descansar as pernas e apanhar um solinho para aquecer. Todo o português tem de aquecer antes, não é?!
Estou quase de fim-de-semana, agora sim, sei dar valor ao descanso merecido. Ou pelo menos, começo a entender o que os adultos sentem quando começa a chegar este momento. Ufa, bora lá. O meu segundo dia de estágio começou da melhor maneira. Ainda só o relógio de pulso assinalava 8.55h e eu já ali à porta da empresa. Querem melhor estagiário? Não me parece.
Cheguei, subi as escadas que me conduzem ao meu canto (gabinete), para quem ainda não sabe que tenho um. Risos. Ao longo desta curta viagem, cumprimento todo o mundo com um sorriso afável e umas palavrinhas bem comuns de “bom dia colega”. É giro dizer isto, não é?
Abro a porta, acendo as luzes e instalo-me. Na minha simpática secretária encontro uma folha e alguns jornais marcados, penso logo, devem ser tarefas fresquinhas para mim. Upiii. Alguma acção para começar o dia. Acedo à minha conta do “Outlook 2010” e procuro mais alguma tarefa. E não é que estava lá mais uma!
Bem, passei a manhã toda a saltar de departamento em departamento a realizar a minha missão. Claro, sem mim isto não funcionava. (Estou a brincar). Hoje, pelo menos a parte da manhã, foi o momento em que tive mais interactividade com todos. Umas fotocópias, uns mails, utilizei pela primeira vez aquela impressora toda xpto do gabinete de informática (muahaha), ela pede “Nome de Utilizador” e “Password”. Han han, fina aquela! Se não lhe deres credenciais, ela recusa-se a trabalhar. Inteligente.
Tenho de referir que todos aqui me acolheram bem. Ajudam-me e são simpáticos. Afinal, também nunca tive dificuldade em conhecer pessoas novas e adaptar-me às situações. É giro ser trabalhador! Por enquanto, digo eu.
Ahhh e avizinham-se no horizonte projectos que me deixam de bico aberto, estou ansioso.
E pronto, a manhã passou. Vou almoçar.
Com um passo apressado vou descendo a escadaria que me dá acesso à porta principal da empresa. Que grande porta esta, é importante salientar que incorpora traços históricos. Bem, mas que Sol radioso. É melhor meter os óculos.
Não se vê muitas pessoas pela rua. Isto está mau, é a crise. Virei à direita da porta e andei uns metritos. Mas logo parei. Estou apaixonado. Lá diz aquela placa, “Taberna do Sebastião”, lembram-se dela? Claro que sim. Entrei, e rapidamente escolhi o meu lugar.
Desta vez, fiquei junto à parede. O empregado mal me viu, apressou-se a atender-me calorosamente. Que simpático. Deve ser do novo conceito. Bem, não lhe dei a mínima hipótese de ele cantar a ementa. “Um bitoque de peru, um copo de vinho tinto da casa, pão e no fim, traga-me um café. Sff e obrigado.” Sorriu e logo se aventurou pela cozinha dentro. Que eficiente.
O almoço estava delicioso. Coincidência ou não, um acaso. Junto a mim na parede estão coladas umas letras de madeira, pintadas a preto, no qual consigo ler, “só mais um pedaço…”, e por cima, um desenho de uns lábios (a boca aberta) num vermelho bem vivo com uma colher a sugerir algo. Impressionante. No momento a seguir, vislumbrei a vitrina das sobremesas. Naaaaa, não cai-o nessa. Já comi ontem uma mousse. (Risos).
Antes de rumar à base, dei um “giro” pela cidade. Ufa, que calor. São 13.50h, hora de coordenar de novo o meu GPS. (Risos).
Como sempre, antes das 14h lá estou eu a entrar à porta do meu gabinete. Ahaha tenho um gabinete só meu, e tu não ahaha. Sou um aplicado por natureza. Ou não. Bem, voltei a ligar a sessão e procurei no “Outlook” se existia algum trabalho enviado pela coordenadora. Tinha lá umas coisas para fazer. É verdade, se ainda não sabem, estou a construir um dossier de imagem da empresa. Olá disciplina de “Gestão de Marcas”, obrigado por te ter conhecido! Os meus colegas de curso entendem.
Grande parte da tarde estive de volta deste trabalho, é giro de se fazer. Mas cansativo também. Tenho os olhos em bico. Literalmente. No decorrer das seguintes horas, recebi finalmente um daqueles trabalhos que adoro, repito, adoro fazer. (Não tem noção, adoro mesmo!). Criar um panfleto. A parte estética é aquela que me agrada especialmente. Não fosse eu, um pré-licenciado do curso de marketing e publicidade. Findo isto, bora queimar alcatrão no “Word” a redigir um regulamento para colocar no panfleto. É verdade, ainda não vos tinha qual o propósito. Este trabalho está relacionado com um projecto a desenvolver pelas escolas, onde as crianças têm a oportunidade de participar e ganhar prémios. Upiiii. Também quero.
Mas não, não posso. Estou do lado da entidade reguladora desta vez. Espera, isso quer dizer que sou importante? Ahhhhh pois sou! Risos.
Os meus olhos afunilaram completamente. Isto avisa-me que é hora de sacar da maça e ir lá a baixo saboreá-la. Uns minutinhos e tal. Também mereço.
Voltei cheio de garra. Subi as escadas que nem um foguete. Literalmente. Enrosquei-me no gabinete e nem dei conta das horas passarem. Maravilhoso. A missão está cumprida. Estou feliz comigo mesmo. Epá, sou o maior. Não, sou apenas o estagiário. Risada.
Lá vou. Antes, espero que o computador se desligue e vou. Despeço-me e retribuo a amabilidade para com os meus “colegas”. Acho graça ao dizer isto.
Bom fim-de-semana.
André Marquês

Sem comentários:

Enviar um comentário